Espaçador é um reservatório para estocar o medicamento em spray, imediatamente antes deste ser inalado pelo paciente. Sua eficácia vai depender de alguns fatores, como: volume, tamanho, presença de baixa carga eletrostática, forma, boa utilização, conservação, capacidade pulmonar do paciente, temperatura e umidade. Todos estes fatores precisam ser otimizados para que tenhamos uma melhor atuação da medicação no pulmão e consequentemente a melhora mais rápida dos sintomas.
Em relação à carga eletrostática, é importante saber que a sua presença nas paredes do espaçador reduz a quantidade de droga que será inalada. Os melhores modelos são fabricados com material que menor apresenta carga eletrostática menor. A literatura médica afirma que a carga eletrostática será sempre menor no espaçador de alumínio, pois este não a possui. Porém, após lavagem e secagem com tecido ou papel, essa importante diferença na carga eletrostática pode ser perdida e o espaçador pode perder sua efetividade.
Não podemos esquecer que os outros fatores também têm importância para uma boa deposi?ão da medicação no pulmão. Desta forma, treinamento e orienta?ão antes de iniciar o seu uso se fazem necessários. Converse com seu medico assistente, ele é o melhor profissional para indicar e orientar o uso destes dispositivos.
Luciana Loureiro
Pneumologia Pediátrica
CRM-BA 13149