As férias estão aí e com elas bons momentos livres para pais e filhos aproveitarem.

18 de dezembro de 2017

Eu disse bons????

Nem sempre os pais também estão de férias ou podem dar a atenção que os filhos precisam durante toda folga escolar, nesse momento do ano. E por isso, esse momento que é tão legal para a criança, porque tem a oportunidade de estar mais em contato com o ambiente familiar e fazer as tão sonhadas viagens, pode se tornar uma rotina estressante ou nada confortável para os pais.

Normalmente as viagens estão em primeiro plano e com elas lugares a serem conhecidos ou revisitados e muito aprendizado para ser desenvolvido. Os momentos de interação e descobertas com a família tornam as crianças muito mais confiantes e fortalecidas. É importante que os pais procurem experiências de qualidade, que possam ser compartilhadas, como lugares interessantes e que atrelem novos conhecimentos e descobertas.
Viajar por viajar não garante qualidade nas férias da família. É interessante que desde a escolha do destino como a forma que a viagem será feita, sejam planejadas e organizadas conjuntamente para que dessa maneira cada detalhe possa ser construído fortalecendo o vínculo familiar e também desenvolvendo habilidades das crianças.

Outra ideia são as atividades dentro de casa. Elas podem ser planejadas de forma que a criança tenha opções que não se reduzam ao celular e computador. Que tal um cine pipoca ou uma tarde com os coleguinhas mais próximos?
Se os pais não podem estar o tempo todo com as crianças, pensem que também pode ser legal para elas curtir a casa, os próprios brinquedos, os vizinhos e até a família extensa como os avós, tios, primos e dindos. Existem também as escolas ou espaços de brincadeira que fazem colônias de férias e essas atividades são voltadas para o brincar livre e a diversão em contato com outras crianças.

Outra coisa importante é que nem sempre a criança precisa necessariamente estar fazendo algo produtivo. O ócio criativo, o não fazer nada, também precisa estar no roteiro das férias da criançada, afinal, ficar de pernas pro ar também é muito gostoso e revigorante.

Espero que suas férias sejam aproveitadas de forma positiva e que depois tenham muitas histórias legais para serem contadas e muito conhecimento para ser dividido.

Daniela Rita
Psicóloga

Voltar
Como preparar nossas crianças para o mundo de hoje – Com a Psicóloga Daniela RitaComo montar uma lancheira saudável