Cuidados com o coto umbilical

26 de maio de 2017

O coto umbilical é um elo entre a mãe e o feto, através da placenta, durante a gestação, e é por meio dele que são transmitidos os nutrientes e oxigênio necessários para o desenvolvimento do bebê.

Logo após o nascimento, ele é clampeado e depois cortado da placenta. Esta pequena parte que ainda está presa ao corpo do bebê é chamada de coto umbilical, iniciando a partir deste momento um processo de desidratação do coto (mumificação).

Neste período, algumas pessoas têm receio de o manipular durante os cuidados e banho, até mesmo fragilizam a limpeza por medo ou falta de conhecimento, acreditando inclusive que pode causar dor ou desconforto ao bebê, o que não acontece.

É muito importante dar atenção aos cuidados e avaliar o aspecto e evolução do coto durante este período, que pode variar de 7 a 21 dias. Após a queda, os cuidados devem existir até a completa cicatrização.

A higiene precária ou um atendimento não adequado para o recém-nascido pode determinar a presença de bactérias que podem causar infecção, por isso seguem algumas medidas essenciais e benéficas na redução das infecções do coto umbilical:

– Higienização das mãos de quem for manipular o coto ou trocar as fraldas;
– Utilizar na limpeza álcool a 70%, o efeito do álcool além de antisséptico também tem poder secante, deve ser feita após o banho e a cada troca de fraldas, utilizando cotonete da base para a ponta do coto e, principalmente, na junção da pele com o coto;
– Não esquecer que após os cuidados e banho, deixar sempre seco;
– Trocar fraldas após micção ou evacuação;
– Não utilizar medicamentos sem a indicação médica, produtos, faixas ou cinteiros (além de não trazer nenhum benefício, traz irritação, secreção e mau cheiro).

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (Consenso de Cuidados com a Pele) e Ministério da Saúde (Atenção à Saúde do recém-nascido: Guia para os Profissionais de Saúde).

Voltar
1º Curso de Atualização em Pneumologia PediátricaAmamentar – Dicas da Enfermeira Ana Paula