Durante o verão é costume nosso ir à praia passar fins de semana em hotéis e casas de praia. Quem tem criança em casa precisa tomar alguns cuidados.
Alguns pediatras defendem que a criança só deve ir à praia pela primeira vez com 1 ano de idade… eu acho que com algumas precauções, aos 6 meses as crianças podem ir à praia sim!
A primeira coisa é o horário para levar a criança à praia (aliás, esse horário deveria ser obedecido por pessoas de qualquer idade), que é antes das 10 horas e após as 16 horas.
O uso de protetor solar é muito importante e deve ser adequado para crianças. NÃO pode ser usado o protetor solar da mamãe!!! Existem várias marcas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria e só podem ser utilizados para bebês acima de 6 meses. Além do protetor solar, devem ser utilizados os métodos de barreira (chapéu, boné e camiseta). Hoje, existem camisas apropriadas para proteção solar com filtro UV.
O pais têm que estar bem atentos, sempre segurando a criança e cuidando para que ela não ponha areia na boca e olhos. Se isso acontecer, lavar imediatamente com água filtrada. Falando em água, importantíssimo oferecer água ou água de coco de hora em hora ou a cada 2 horas.
A criança não deve sentar diretamente na areia, pode usar uma toalha ou uma esteira para que ela não tenha contato direto e evite contaminação por bactérias, fungos ou parasitas. Interessante também usar chinelos.
Para o banho com a água do mar, é preferível que a água venha até a criança com baldinhos ou numa piscininha. Se ela estiver maior, acima 18 meses, pode ser levado ao mar, de preferência já com boias (de braço ou coletes) para evitar acidentes, por mais “baixa que esteja a maré”…
Depois de cada banho de mar, a pele deve ser enxaguada com “água doce” para evitar irritações e alergias.
Normalmente as crianças ficam mais “molinhas” quando vão à praia devido ao sol. Lembre-se de hidratar bastante durante e após o passeio na praia e oferecer uma alimentação leve.
Levar brinquedos de praia e aproveitar o momento para curtir a família com os filhos é o que vale mais à pena!
Um abraço e curtam o verão!
Dra. Carolina Freire