Olá Mamães! Hoje é o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna. Essa é uma campanha que tem por objetivo ampliar o debate público sobre o direito das mulheres nas questões relacionadas à sua saúde e aos índices de mortalidade materna do país.
A mortalidade materna é toda morte feminina ocorrida durante a gravidez, parto ou até 42 dias após o nascimento da criança. É considerada um grande problema de saúde pública, uma vez que milhares de mulheres morrem todos os anos por complicações relacionadas à gestação e ao parto (quase 800 mortes por dia).
No Brasil a morte materna é uma das dez principais causas de óbito entre mulheres de 10 a 49 anos. E esses dados nem sempre são registrados.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 70% das mortes maternas são decorrentes de omissões, intervenção ou tratamento incorreto ou, ainda, de uma cadeia de eventos resultantes de qualquer uma das causas.
O correto acompanhamento durante o período gestacional é extremamente importante. Neste período uma série de transformações ocorre no corpo da mulher, mudando a dinâmica de funcionamento de seus órgãos, incluindo as funções cardíacas e vasculares, respiratórias e metabólicas em geral.
Você sabia que existem doenças que são específicas da gestação? Para que elas ocorram, basta apenas que você esteja grávida. É obvio, mulheres que são bem acompanhadas durante esse período reduzem e muito as chances de complicações durante a gravidez, e, consequentemente, a mortalidade materna.
Se você está grávida (ou suspeita de uma possível gravidez), procure um profissional médico que é especializado no assunto: O obstetra. Receber acompanhamento médico durante a gestação pode evitar complicações que coloquem a saúde de mãe e filho em risco. Além disso, participar de grupos de mães, realizar cursos para casais grávidos e consultorias para a maternidade ampliam o leque de conhecimento sobre a sua gestação, proporcionando a você enquanto mãe a segurança necessária sobre a sua saúde e deixando-a mais segura para a chegada do seu bebê.
Lembre-se: quando uma criança vem ao mundo, uma nova mãe nasce junto com ela. Será que você está realmente pronta pra maternar uma nova vida? Já pensou nisso?
Cuide-se.
Previna-se.
Procure auxílio profissional para esse momento tão especial. E para esta etapa tão importante da sua vida, conte com a gente!
Aline Andrade
Consultora da Coach da Mamãe.