Dúvidas sobre as dores de cabeça nas crianças?

27 de agosto de 2019

Dra. Renata Epíscopo nossa neurologista pediátrica tira algumas dúvidas sobre as dores de cabeça nas crianças.

  • 1- Crianças tem dor de cabeça ou só adulto?
    R= A dor de cabeça ou cefaléias em pacientes menores de 18 anos , crianças e adolescentes, ocorrem e podem ser classificadas em primarias (sem causa conhecida ) ou secundarias ( com causa conhecida como infecções de vias áreas superiores) , podem ser únicas , episódicas ou crônicas , gerar grande impacto na rotina da criança, sendo que o diagnostico em crianças menores deve ser realizado com cautela.
  • 2- O que é enxaqueca?
    R= Enxaqueca ou migrânea se caracteriza por crises de dor de cabeça, comumente só de um lado da cabeça, pulsátil, que podem ocorrer com uma freqüência bastante variável, e estar associada a sintomas reversíveis como náuseas, vômitos, sensibilidade aumentada a luz e sons ( migrânea com aura ), piora após exercícios físicos e pode durar de 4 até 72 horas.
  • 3- Qual a diferença entre migrânea com ou sem aura?
    R = As auras são sintomas neurológicos transitórios, geralmente antecedem a cefaléia, podem ser caracterizadas por alterações sensitivas como formigamento, alterações na fala com afasia, flashes de luz, pontos brilhantes, falhas no campo visual ou imagens brilhantes em ziguezague.
  • 4- O que pode causar a migrânea?
    R = Situações de stress, traumas cranianos, jejum prolongado, insônia, alterações hormonais pré-menstruais, ingestão de alimentos gordurosos, frituras e chocolate, ficar sem tomar café para pessoas que o ingerem com freqüência, mudanças de temperatura, ruídos altos e odores fortes.
  • 5- Como ocorre o diagnostico da cefaléia na infância?
    R= O diagnóstico é clínico , realizado por médicos especialistas, se baseia em critérios da Classificação Internacional de Cefaléias, e exames de imagem como Ressonância magnética ou Tomografia computadorizada de crânio devem ser solicitados com prudência.
  • 6- Como se trata cefaléias na infância?
    R= O tratamento envolve principalmente a investigação de fatores ( hábitos alimentares, de sono e rotina de atividades ) que podem estar relacionados como realizar um diário de dor de cabeça da criança ; o alivio da dor com analgésicos e a medicalização profilática devem ser orientados por médicos especialistas como Neurologistas infantis.
  • 7- Meu filho apresenta dor de cabeça como eu , toma analgésico e melhora. Porque é necessário que ele tenha acompanhamento com médico especialista?
    R= Crianças e adolescentes com cefaléias recorrentes/crônicas podem apresentar alterações psicológicas como piora da irritabilidade e da ansiedade, faltas escolares , alterações em funções mentais como planejamento de suas atividades, memória e atenção.
Voltar
Refluxo nos bebêsI Curso Humaninhos de Pediatria para Consultório