O uso de corticóide inalatório é seguro?

29 de outubro de 2019

A asma é uma doença inflamatória em que as vias aéreas se estreitam, geralmente de forma reversível, em resposta a certos estímulos, causando tosse, sibilos, aperto no peito e dificuldade para respirar. A base do tratamento consiste na utilização de broncodilatadores e corticoides por via inalatória sob a forma de soluções para nebulização ou inaladores dosimetrados (bombinhas). Estas medicações aliviam os sintomas e tratam a inflamação.

Por ser uma doença inflamatória, os corticoides inalatórios são medicações extremamente importantes para tratar a doença, melhorar a qualidade de vida do asmático e prevenir as crises. Estas medicações têm segurança comprovada quando utilizadas na dose adequada, pelo tempo correto e administrada através de dispositivos que facilitam a deposição pulmonar da medicação.

É importante utilizar um dispositivo adequado para idade e espaçadores com máscara ou bucal, pois eles melhoram a deposição pulmonar, facilitando a técnica inalatória e reduzem a absorção do corticóide para a corrente sanguínea. Após usar a medicação deve-se fazer higiene da face e boca da criança e seguir as instruções médicas da técnica inalatória.

A dose e o tempo de uso dos corticóides inalatórios são definidos de acordo com a gravidade da doença, sendo sempre utilizado a menor dose que controla a doença. São medicações seguras e os efeitos colaterais são raros. A adesão ao tratamento é muito importante para evitar a piora da inflamação pulmonar, com agravamento da doença, reduzindo os riscos de complicações relacionados a asma.

Precisamos desmistificar o medo da utilização do corticoide inalatório, e reforçar que seu uso, quando bem indicado melhora a qualidade de vida do asmático e reduz o risco de morte por asma.

por Dra Luciana Sobral
I Curso Humaninhos de Pediatria para ConsultórioComo diagnosticar e tratar a Rinite Alérgica?