Pé chato ou plano

1 de setembro de 2016

O pé chato é um dos motivos que mais levam pais a consultórios ortopédicos. A prática do uso de palmilhas e botinhas incutiu na sociedade uma preocupação extrema com a conformação do pé da criança.

É importante esclarecer, no entanto, que quando a criança nasce ainda não possui o arco plantar (aquela curvinha existente no pé), pois nessa região normalmente existe gordura, o que deixa o pezinho totalmente plano. A partir dos dois anos inicia-se a formação do arco, espontaneamente, pelo próprio crescimento da criança. Este desenvolvimento pode ocorrer até os seis anos ou mais.

O desenvolvimento dos membros inferiores da criança só deve ser motivo de preocupação para os pais em casos de dor constante ou deformidades aparentes ou progressivas. Se for observada perda da curvatura dos pés, principalmente por volta dos 8 ou 9 anos de idade, a criança deve ser avaliada por um especialista em ortopedia pediátrica.

Hoje, ao invés das botinhas e palmilhas, o que os ortopedistas recomendam é a observação periódica por um especialista para detectar alterações da evolução normal e os casos patológicos.

Texto extraído do site da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediatrica: www.sbop.org.br

 

Às vezes não há como evitar uma consulta no pronto atendimento. Mas idas recorrentes à emergência acabam levando a coletas repetidas de exames, exposição a outras doenças, estresse para toda a família e prescrições de antibióticos além do necessário. Quando um mesmo profissional acompanha a criança, fica mais fácil interpretar o processo de saúde e doença. Frequente o pediatra!

 

Flávio Jordão 
Ortopedia Pediátrica
CRM-BA 20299 / TEOT 12780 / TEOP 657

Voltar
Espa?adores de alumínioInfecções na primeira infância