Perturbação da relação e comunicação

4 de julho de 2016

É uma desordem que se manifesta precocemente e que se caracteriza pela dificuldade da criança em relacionar-se e comunicar com os outros. Os sinais mais típicos manifestam- se na dificuldade em prestar atenção ao outro, no desinteresse em brincar com outras crianças ou simplesmente em ignorar o interesse dos que querem brincar consigo. Por norma, são crianças que não sorriem ou dificilmente devolvem um sorriso espontaneamente. Raramente usam gestos para comunicar, parecem não compreender os gestos dos outros, dificilmente imitam e não têm tendência para aprenderem imitando os outros, apresentando uma dificuldade em manter o contato visual. Tendencialmente, estas crianças utilizam os brinquedos de forma desajustada e repetitiva e não brincam ao faz de conta. Por outro lado, apresentam dificuldades em desenvolver a linguagem e reagir ou responder às outras pessoas. Poderão até reproduzir algumas palavras, mas sem intenção de comunicar (repetem, por exemplo, a última palavra do outro ou a frase tal como a ouviram). Também são reconhecidos os comportamentos típicos de birra, mas que por vezes atingem níveis exacerbados e difíceis de controlar por parte do adulto. Cada criança é única, tem as suas próprias motivações para comunicar, relacionar-se, e reage aos estímulos sensoriais de forma diferente. Quando se justifica a intervenção clínica, o seu início e os objetivos devem ter em conta as caraterísticas individuais de cada criança.

Dra. Daniela Rita

Voltar
Uma intervenção eficazQuando uma criança mostra dificuldades em brincar e interagir com os pais e os pares, é natural que surjam preocupações. O que significa e o que fazer?