Sindrome Alcoólica Fetal

9 de setembro de 2017

O álcool ingerido pela gestante atravessa a placenta e, através do sangue materno, chega ao bebê pelo cordão umbilical. Após uma hora deste acontecimento, os níveis de álcool no sangue fetal são equivalentes aos da gestante. Entretanto, o feto não metaboliza o álcool, muito pelo contrário, a concentração de álcool no seu sangue permanece elevada por mais tempo.
Beber álcool durante a gravidez pode causar aborto espontâneo, morte fetal e uma série de deficiências físicas, comportamentais e intelectuais ao longo da vida. Essas deficiências são conhecidas como SÍNDROME ALCOÓLICA FETAL.

A Síndrome Alcoólica Fetal pode apresentar as seguintes características:

• Fácies tipica (filtrum longo, olhos inclinados)
  • Microcefalia
  • Baixa estatura
  • Dificuldade de ganhar peso
  • Coordenação ruim
  • Comportamento inquieto
  • Dificuldade com atenção
  • Problemas de memória
  • Atrasos de fala e linguagem
  • Dificuldade de aprendizagem (especialmente com matemática)
  • Deficiência intelectual
  • Problemas de visão ou audição

Uma dúvida frequente das futuras mamães é se existe algum problema em ingerir bebida alcoólica quando se está tentando engravidar. Você provavelmente não saberá que está grávida por até 4 a 6 semanas então, por que correr esse risco? O ideal é não ingerir bebidas com álcool quando você começar a tentar engravidar e desta forma evitar os riscos de uma exposição do seu bebê ao álcool.

Não existe uma quantidade segura de álcool para beber durante a gravidez. Todos os tipos de bebidas alcoólicas são igualmente prejudiciais (incluindo vinhos, cervejas e bebidas mistas), mesmo que consumidas em pequenas quantidades. O cérebro do bebê está se desenvolvendo durante a gravidez e pode ser afetado pela exposição ao álcool a qualquer momento. Ingerir bebida alcoólica nos primeiros três meses de gravidez pode fazer com que o bebê tenha características faciais anormais e ingerir em qualquer momento da gestação pode causar problemas do sistema nervoso central (por exemplo, baixo peso ao nascer, problemas comportamentais) e de desenvolvimento.

Lembrem-se que toda gravidez é diferente. Beber álcool pode afetar mais um bebê do que outro. Você pode ter ingerido alcoól durante a gravidez de um filho que nasceu saudável e em outra que o filho tenha nascido com problemas.

A Síndrome Alcoólica Fetal é causada especificamente pelo consumo de álcool pela MÃE durante a gravidez. No entanto, o papel do pai é importante. Ele pode ajudar e encorajá-la, evitando situações sociais que envolvam bebida.

Se você bebeu qualquer quantidade de álcool enquanto estava grávida, fale com o PEDIATRA do seu filho e compartilhe com ele suas preocupações. Se você ou o médico acharem que pode haver algum problema, procurem um neurologista infantil ou geneticista clínico o mais precoce possível. NÃO ESPERE!! A SÍNDROME ALCOÓLICA FETAL inclui uma série de deficiências físicas e intelectuais que nem sempre são fáceis de identificar quando uma criança é recém-nascida. Alguns desses efeitos podem não ser reconhecidos até que seu filho esteja na escola.

Por Dra. Julieta Goes
Neurologista Pediátrica

Uma família HumaninhosO acompanhamento de bebês prematuros deve ser realizado com um cuidado especial.