Amamentar - Dicas da Enfermeira Ana Paula

30 de maio de 2017

Acredite que é possível, a natureza feminina lhe dá esse empoderamento!

Você é única para seu bebê, não existe mama certa, ou mamilo certo, existe cada criança com a sua mãe e o seu peito, naturalmente cada um se adapta com o que será oferecido, sem cobranças, apenas adaptação!

É importante ter na consciência que após o parto inicia o reconhecimento do bebê com sua mãe e vice-versa, dois seres tão próximos e dependentes um do outro mas ao mesmo tempo ainda não conhecidos!

Dê ao tempo a devida responsabilidade!

Junto com isto inclua no seu tempo a compreensão de cada momento, adaptando aos poucos as rotinas, possíveis desconfortos no pós parto, ambiente hospitalar, família ansiosa, visitas, tudo pertence ao momento e nem sempre precisa estar disposta a isso, conte com o apoio de alguém próximo que possa assumir isto por você! Permita-se!

Nas primeiras 24h alguns bebês estão aprendendo que não estão mais dentro da barriga e que isso exige um esforço para se alimentar!

Cada bebê responde de uma maneira única, alguns demoram a despertar, ficam sonolentos durante a sucção, tudo isso é normal e esperado, não se angustie! Tudo vai entrar nos eixos logo logo!

Você pode ajudá-lo com algumas dicas:

Tempo do bebê despertar: geralmente de 3/3 horas o bebê deve mamar, muitos casos nos primeiros dias como ainda não existe ritmo certo, o tempo das mamadas pode variar, sendo algumas de duração curta ocasionando fome antes do intervalo de 3h. Sem problemas, isso também é esperado.

Ou também pode acontecer do bebê ficar satisfeito e não acordar em 3h, nesse caso pode-se aguardar um pouco, a depender da recomendação do pediatra pode-se esperar até 4h.

Seio materno é demanda livre, ou seja, o tempo que quiser e o quantas vezes quiser. Atentar apenas quando ele já estiver maduro de não querer ficar no seio apenas chupetando, pois pode machucar o mamilo.

Técnicas de despertar o bebê: Aos poucos a preguicinha vai saindo, inicie conversando com o bebê, aproveite para já arrumar ao redor os materiais para a troca de fralda ou banho, se for o momento, comece tirando a roupa, fazendo estímulos de movimentos pois isso ajuda a despertá-lo, respeite também a claridade do dia, para seu bebê já começar a conhecer que existe dia e noite!
Nesse momento seu bebê deve começar a se espreguiçar, mexer os braços e pernas, mas não pare com o estímulo pois ele volta a dormir depois (eles são rápidos…)

Habitue-se a trocar a fralda sempre antes de amamentar, assim ele irá limpinho para o peito e poderá aguardar até a próxima troca, mesmo que faça micção, caso precise trocar aguarde no mínimo uma hora depois da mamada para diminuir o risco de regurgitação.

Pronto!, seu bebê está acordado e pronto para ser amamentado, maravilha!
O ambiente precisa ser confortável para você e para o bebê, este é um momento especial e de maior vínculo entre vocês! Curta o máximo, cante baixinho, converse, olhe para o seu bebê, ele vai se sentir amado e você também!

Estarei sempre torcendo para vocês terem um lindo momento, espero ter ajudado com essas dicas, o apoio e treinamento deixe comigo, é só agendar que estarei com vocês!

Um Abraço,

Enfermeira Ana Paula Lappe Alves
COREN 260-947

Voltar
Cuidados com o coto umbilicalEnfermeira Ana Paula em atendimento domiciliar com o príncipe Enzo